Diretrizes do Plano de Saneamento Básico são apresentadas a agentes comunitários

Auditório lotado para um assunto que interessa a cidade
Ascom/Wilson Oliveira

O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), que deve planejar em longo prazo as ações de captação e tratamento de água, esgoto e resíduos sólidos, além da drenagem de córregos e águas pluviais em Itabuna foi apresentado na manhã desta segunda-feira aos agentes comunitários de saúde que devem ser multiplicadores dos conceitos básicos e da importância da participação da comunidade no processo de elaboração. O PMSB está sendo elaborado pela Prefeitura de Itabuna, por meio da empresa RK Consultoria.

Cerca de 200 agentes comunitários de saúde que compõem os módulos II e IV participaram do evento na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, no bairro de Fátima. Nesta terça-feira, 17, a discussão prossegue, das 8 às 12 horas, com mais 220 agentes dos módulos I e III. Com palestras do técnico do Comitê Executivo do PMSB, Ilton Cândido, e do gerente administrativo da Emasa, Geraldo Dantas, os agentes aprendem conceitos básicos do PMSB, a sua importância para o município, razão legal para sua elaboração, quem são os responsáveis e o papel da comunidade nas audiências públicas.

Ilton Cândido explicou que é de extrema importância que cada cidadão de Itabuna reconheça a necessidade urgente do PMSB. “Cada um deve se apropriar do plano e difundi-lo em sua comunidade”, disse. Por sua vez, Geraldo Dantas ressaltou a mudança na postura da administração municipal que hoje se aproxima da realidade de cada comunidade, a fim de que o PMSB atenda a todas elas.

Seminários e audiências públicas estão sendo realizados para envolver ainda mais a comunidade nesse processo.  No entanto, a população já pode contribuir com sugestões pela página do PMSB no Facebook:https://www.facebook.com/pmsitabuna.

O encontro na manhã de hoje serviu ainda para o lançamento de três novos programas da Secretaria da Saúde de Itabuna, que envolvem os agentes comunitários. De acordo com a coordenadora do Programa de Agentes Comunitários, Margarida Amorim, a partir de agora eles serão capacitados pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e 7ª DIRES para descentralizar o tratamento da tuberculose em Itabuna. O curso deve ser iniciado no segundo semestre deste ano.

Foram lançados ainda o curso técnico de agentes comunitários, que vai garantir aos agentes capacitação em diversas áreas da Saúde Pública, em uma parceria entre o Município e o Ministério da Saúde, e as especializações em Saúde Mental e Saúde Materno-Infantil, em conjunto com a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Margarida destacou que todos os cursos visam o melhorar o atendimento à comunidade itabunense.